[mapa das estações de metrô de Tokyo. fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Tokyo_subway_map_black.PNG]
[outro mapa do labirinto subterrâneo das linhas de metrô de Tokyo. fonte: http://web.yl.is.s.u-tokyo.ac.jp/jp/map.gif ]
[outro mapa do labirinto subterrâneo das linhas de metrô de Tokyo. fonte: http://web.yl.is.s.u-tokyo.ac.jp/jp/map.gif ]
[Shibuya,"maior cruzamento do mundo" (nã sei se é verdade, li isso em um outro blog). Tokyo-Japão. fonte: http://shinjiworld.blogs.sapo.pt/tag/akihabara ]
.
Coisas que aprendi hoje sobre Tokyo:
- Uma metrópole policentrica interligada por uma eficiente e sólida malha ferroviária.
- Que o complexo sistema ferroviário composto por labirintos subterrêneos e de superfiície nada tem de caótico. São sim sistemas complexos de uma rede ferroviária que tem como contraste a brutalidade da cena urbana.
- As empresas donas das linhas ferroviárias estão transformando suas estações em lojas de departamentos. Em Tokyo as estações de metrôs não são "monumentos", estão no interior de centros comerciais.
- Em Tokyo só se pode comprar um carro se você provar que possui uma vaga em uma garagem para guardá-lo. Os edifícios garagens lá são empreendimentos bem rentáveis.
- Que enquanto nas ruas principais de Shibuya se tem o "maior cruzamento do mundo", nas ruas "de trás", se tem isso:
[foto: moshimoshiii.blogspot.com]
.
.
.
Acho que preciso cohecer Tokyo...
(Anotações da aula do Prof. Jean-Luis Cohen, sobre L'architecture et la forme urbaine de la grande ville depuis 1900. Module 3: Crises et retours l'urbanité, 1980 à nos jours. 13. Tokyo, métropole polycentrique. 22 nov 2007- PPGAU-UFBA)
Comentários